Kilkerran 16 Anos: Review do Whisky de Campbeltown

Kilkerran 16

Bem vindos amigos whiskeyros!

Hoje trago para vocês um whisky de uma destilaria Glengyle, de Campbeltown, vizinha da destilaria Springbank.

Um whisky 16 anos, que a cada lote, mudam os barris, e dessa vez, temos um destilado vindo 70% de barris ex-bourbon e 30% sherry.

Kilkerran 16 anos lote 2022
RótuloKilkerran 16 anos
DestilariaGlengyle
CategoriaSingle Malte
Idade16 anos
ABV46%
RegiãoCampbeltown
Barril70% ex-bourbon, 30% ex-sherry
Corantenão
Filtragem a frionão
Turfasim
Lançamento2022
Valorem média 1000,00
Ficha Técnica

Vamos ao review

Ao colocar a amostra na taça, passei uma gota do whisky nas costas da mão. Aroma de malte doce, baunilha e uma leve turfa.
Ao colocar na taça, e girar um pouco, forma-se a coroa completa e as lágrimas descem devagar, mostrando boa oleosidade.
Whisky de cor dourado.

Olfato

Ao destampar a taça, nenhuma percepção alcoólica, destilado complexo, e nas primeiras impressões sinto o malte doce, frutas brancas e amarelas, se destacando um abacaxi e limão, trazendo citricidade, seguido por uma leve fumaça de turfa, muito sutil. A complexidade desse whisky me remeteu a outros rótulos da região de Campbeltown, com notas mais “Funky”, muito agradável ficar sentindo os aromas e descobrindo mais coisas.

Sentindo novamente os aromas, a predominância vem da influência do barril ex-bourbon, dessa vez, trazendo baunilha, amadeirado, seguido de algo salino como um caramelo salgado. Continuando respirar na taça, vem a influência do barril ex-sherry trazendo um pouco de frutas vermelhas como morango e framboesa, mais passadas e em compota, e mantendo a citricidade, um pouco de pimenta branca, gengibre, e de fundo, um pouco de fumaça de turfa.

Paladar

O whisky ao tocar a boca mostra uma densidade média, não é tão denso, oleoso, mas tem muita entrega, começando com uma picâncoa média e agradável, trazendo boa salivação, a turfa é sutil mas perceptível de cara, trazendo madeira queimada e cinzas, junto com um toque salino. Frutas brancas e amarelas com leve citricidade, seguido de frutas vermelhas e especiarias, pimenta, gengibre, algo de couro e chocolate amargo no fundo da boca.

Um segundo gole aumenta a picância e a salivação, as frutas vermelhas aparecem mais, morango em compota, pimenta, e no fundo da boca o chocolate amargo, e as frutas cítricas permanecem em toda a boca, trazendo salivação com uma leve fumaça.

De boca fechada, ao encher a boca de ar e esvaziar, a turfa é bem sutil, mas perceptível, e as frutas predominam na boca, com um leve toque salino.

Finalização longa, retrogosto mantendo as frutas passadas, cítricas, o chocolate amargo e um leve salino.

CONSIDERAÇÕES

Na minha opinião, com base na degustação da amostra que recebi, posso dizer que é um whisky complexo, saboroso e muito diferenciado da maioria, tem um toque diferente como os demais whiskies da região de Campbeltown que agradam muito os entusiastas.

Whisky bastante difícil de encontrar, mas que com certeza vale a compra!!!

Bill OK
Recomendo!

Sobre Bill Whisky 73 Artigos
Programador PHP e Python, trabalho com desenvolvimento de sites e sistemas web, e nos intervalos, estudo sobre a "Água da Vida", o whisky, e compartilho minhas experiências com todos!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*