Review do whisky Union Pure Malt Virgin Oak Finish

Bem vindos amigos whiskeyros!

Hoje trago para vocês um rótulo brasileiro com qualidade de escocês, uma grata surpresa do mercado nacional de whisky!

Union é uma destilaria brasileira que surgiu em 1948, produzindo vinhos e derivados em Veranópolis, na Serra Gaúcha. Em 1972, com as famílias Borsato e Ziero tomando a frente da empresa, a Union passou a ter o whisky como foco principal.
Hoje em dia a empresa possui excelentes rótulos em seu core range, incluindo whiskys que usam turfa escocesa legítima!

RótuloUnion Pure Malt Virgin Oak Finish
DestilariaUnion Distillery
CategoriaSingle Malte
Idade5 anos
ABV46%
RegiãoBento Gonçalves – RS – Brasil
Barrilex-bourbon / Virgin Oak(2 anos)
Corantenão
Filtragem a frionão
Turfanão
Lançamento2021
Valor325,00
Ficha Técnica

Vamos ao review

Após a versão especial limitada Union Virgin Oak Autograph 01 ser lançada e acabar em pouco tempo, a destilaria teve muitos pedidos para continuar com a produção do mesmo, e com isso acabou surgindo a ideia de finalizar o Union Pure Malte, versão do core range atual, em barris Virgin Oak por 2 anos em 3 diferentes barris americanos com torras diferentes(1, 3 e 4), para agregar mais aromas, sabores e qualidade neste novo rótulo de linha.

Whisky com apresentação bonita numa caixa de papel craft, e dentro, uma garrafa com detalhes azuis se destacando no rótulo, contrastando com o whisky dentro da garrafa e chamando bem atenção aos olhos dos entusiastas.

Ao colocar a amostra na taça, passei uma gota do whisky nas costas da mão. Whisky muito aromático, trazendo bastante baunilha, caramelo toffee e malte.
Bem untoso na taça, whisky de cor dourado acobreado, forma coroa e trava na taça, quase sem escorrer.

OLFATO

Ao destampar a taça, além do malte, baunilha e caramelo presentes vindos do barril ex-bourbon, creme brûlée, frutas brancas como pêras e pêssego, mel, especiarias e amadeirado do carvalho americano.
A sensação alcoólica é muito baixa, mostrando que o total de 7 anos de maturação e finalização fizeram um bom trabalho neste whisky, trazendo uma ótima experiência olfativa.

Com algumas gotas de água, permanece o dulçor e apresenta um pouco mais o malte e a baunilha.

PALADAR

No paladar, um whisky com densidade média, apimentado, com bom calor de boca e evolução, trazendo bastante baunilha e frutas na boca, além do sabor adocicado do malte.
A salivação é média, trazendo no retrogosto um sabor doce muito agradável como uma torta de frutas tropicais com creme e mel, além de um leve chocolate ao leite.
O álcool é bem equilibrado, leve, traz picância mas não refluxo alcoólico, sendo agradável deixar o whisky mais tempo na boca e após engolir, convidativo para novos goles.

De boca fechada, ao encher a boca de ar e esvaziar, sinto bem suave as frutas tropicais brancas a baunilha e o malte com mel, uma picância média parecendo pimenta branca e gengibre vinda do barril virgem. Finalização média para longa, e muito agradável. Apesar do whisky não possuir tanta densidade, cremosidade na boca, ele tráz um sabor marcante de whisky tradicionalmente ex-bourbon.

Ao adicionar algumas gotas de água, o whisky apresenta mais a baunilha e as frutas.

Considerações

Na minha opinião, com base na degustação da amostra que recebi, é um whisky brasileiro que não deve em nada para os famosos escoceses. Tem boa apresentação na embalagem, garrafa e também se apresenta bem na taça, e o melhor, aromas e sabores intensos e equilibrados, sendo difícil beber apenas um gole.
Um whisky obrigatório para quem ainda não conhece a indústria brasileira de destilados e acha que whisky bom só tem na Escócia.

Pretendo comprar ele pra poder provar mais e mais vezes, um whisky excelente que convida sempre a um novo gole!

Adorei
Um belo whisky “whisky”!
Sobre Bill Whisky 73 Artigos
Programador PHP e Python, trabalho com desenvolvimento de sites e sistemas web, e nos intervalos, estudo sobre a "Água da Vida", o whisky, e compartilho minhas experiências com todos!

3 Comentários

  1. MUito bom…. como sou fã de Bourbon tomaria fácil esse rótulo também… só o preço que não é muito convidativo… no mais tudo é um convite ao prazer… como diria nosso amigo Rômulo Mendonça

    • Boa confrade! É um ótimo rótulo, e se ver a qualidade dele, a entrega de sabores, está facilmente no nível de um escocês, e por 230, vale a pena tranquilo! Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*